Escolioses e outras deformidades
Desvios da coluna que podem evoluir para graves complicações
As deformidades da coluna, são desvios nos padrões de curvatura considerados normais. Estes valores variam com a idade, mas a coluna cervical deve estar sempre em lordose, que é o desvio com angulação para a frente, assim como a coluna lombar; de forma oposta, a coluna torácica deve sempre estar em cifose, que é a curvatura com angulação para trás.

Radiografia de coluna com Escoliose Torácica
As pessoas normais não apresentam escoliose, que é o desvio lateral da Coluna (Direito ou Esquerdo).
Através de um exame simples (Teste de Adams), podem ser evidenciados sinais diversos de desvios ou deformidades da coluna, como ombros ou bacia com alturas diferentes de cada lado do corpo, ou curvatura acentuada na Coluna Lombar ou na Torácica, além da presença de Giba, que é uma proeminência anormal dos arcos costais ou da musculatura em algum dos lados do tronco.
Existem diversos tipos de deformidade podendo ser divididas em CONGÊNITAS, devido a malformações desde o nascimento, PÓS-TRAUMÁTICAS, devido a fraturas, cirurgias mal realizadas ou outros traumas, DEGENERATIVAS, causadas pelo desgaste da coluna, NEUROMUSCULARES, secundárias a alterações neurológicas e/ou musculares levando a desequilíbrio, SECUNDÁRIAS, devido a outras alterações como Siringomielia, POSTURAIS, por simples vícios de postura ou IDIOPÁTICAS aonde não há causa identificável.
Devido a alta complexidade para estudo caso-a-caso, na suspeita de deformidades da coluna, deve-se procurar prontamente um médico especialista que esteja apto para providenciar um diagnóstico precoce e o melhor plano de tratamento.