Coluna Lombar
Vértebras
Disco Intervertebral
Os discos intervertebrais são estruturas cilíndricas, planas em suas partes superior e inferior, com a circunferência de um anel de tecido resistente, denominado Ânulo Fibroso, e possuem um núcleo gelatinoso, denominado núcleo pulposo. A sua função principal é atuar como amortecedores para a coluna vertebral.
Apesar de serem tão importantes para nossos movimentos, os discos não possuem irrigação própria, e recebem seu suprimento de nutrientes quando, por meio de movimentos, absorvem nutrientes do sangue dos corpos vertebrais – daí uma das grandes importâncias de atividades físicas e de alongamentos para o bem estar da coluna.
Facetas Articulares
Ligamento Amarelo
O Ligamento Flavum, ou Ligamento Amarelo é um ligamento forte que conecta as lâminas das vértebras. Ele protege os elementos neurológicos e estabiliza a coluna, evitando movimentos excessivos entre os corpos vertebrais. É o ligamento espinhal mais forte e, juntamente com as lâminas, forma a parede posterior do canal medular.
Medula espinhal
Sacro
O sacro se encaixa como uma cunha entre os dois ossos ilíacos com os quais se mantém unido mediante as articulações sacroilíacas. Muitos problemas situados nas costas se originam no ponto de união entre as regiões lombar e sacra, principalmente porque sobre essa região da coluna recai grande parte das forças proveniente das nossas atividades.
As duas covinhas que muitas pessoas possuem nas costas (historicamente conhecidas como as “covinhas de Vênus”) são o ponto de união do sacro e dos ossos da bacia, denominado de articulação sacroilíaca.
Cóccix
O cóccix é o ponto extremo no fim da coluna vertebral e representa um resquício evolutivo do que seria uma cauda. É originado pela fusão de quatro e, às vezes, de cinco vértebras, e não apresenta uma função importante no nosso organismo, mas muitas vezes pode sofrer traumas causando dores recorrentes e persistentes (Coccidínea), com ou sem a presença de fraturas.