Dr. Bruno César Aprile

cropped-LOGO-BCAPRETO.png

CIRURGIA MINIMAMENTE INVASIVA

Endoscopia da coluna - Corte de 1cm e menos dor

Técnica inovadora para hérnias e outras doenças da coluna com compressão nervosa.

A Cirurgia Endoscópica da Coluna é uma grande evolução, sendo uma técnica moderna de realizar as mesmas cirurgias que antes eram praticadas de forma aberta ou convencional, obtendo os mesmos, e na maioria das vezes, melhores resultados finais de alívio da dor, porém com a vantagem de realizar uma agressão muito menor para o paciente, com uma alta hospitalar em menos de apenas 8 hs e uma recuperação global muito mais precoce do que a cirurgia aberta.

Tamanho habitual da incisão para endoscopia da coluna

As indicações deste tipo de cirurgia são exatamente as mesmas da cirurgia aberta, podendo-se realizar este tipo de cirurgia para retirada de qualquer tipo de hérnia discal, descompressões nervosas de qualquer tipo e para o tratamento de estenoses/estreitamentos da coluna com a mesma efetividade das técnicas abertas.

Somado a isso, nos casos em que há indicação médica, o procedimento endoscópico pode ser associado a um outro como a artrodese ou estabilização da coluna por técnicas menos agressivas, mantendo a filosofia do melhor resultado, com o mínimo de agressão.

Lesão tecidual na musculatura, maior na Cirurgia Aberta

A maior vantagem desta técnica está na mínima agressão gerada pelo procedimento, pois a musculatura não é cortada como na cirurgia tradicional, somente dilatada para a inserção de um tubo, por uma incisão menor do que 2 cm; além disso as demais estruturas (ossos, ligamentos e cartilagens) são lesadas o mínimo possível, e as estruturas da coluna são ampliadas e visualizadas por um câmera de altíssima definição.

Com isso a dor pós-operatória e o sangramento são muito menores, e a recuperação se torna muito mais rápida; tanto para as atividades do dia-a-dia (como sentar, caminhar e dirigir), quanto para o trabalho.

Mínima lesão tecidual pela Endoscopia

Por possibilitar uma cirurgia que causa muito pouca lesão, na maioria das vezes pode ser evitada a artrodese/fusão (utilização de parafusos na coluna); quando não seria possível evitar a mesma com as técnicas cirurgias tradicionais. Desta forma, por evitar que a artrodese seja necessária, não há limitação para os movimentos após a recuperação do paciente, o que é sempre desejado, embora nem sempre seja possível.

Hérnia Discal Extrusa retirada por Endoscopia

Outra vantagem é que a cirurgia pode ser feita somente com sedação, sem necessidade de anestesia geral, diminuindo os riscos da cirurgia por causa da anestesia em pacientes com outras doenças como hipertensão, diabetes e problemas cardíacos ou pulmonares. Dessa forma conseguimos operar pacientes mais idosos e mais graves com uma cirurgia rápida e com menor risco para o mesmo, sempre com alta precoce e mídia dor.

Somadas as vantagens acima, podemos listar algumas mais:

  • Incisão menor na pele, com corte menor do que 2 cm;
  • Mínimo sangramento;
  • Menor taxa de infecção;
  • Menor manipulação dos nervos / Menor chance de fibrose dos nervos;
  • Menor taxa de complicações;
  • Internação hospitalar muito mais curta, normalmente recebendo alta no mesmo dia da cirurgia;
  • Dispensa a necessidade de UTI no pós-operatório.

Fragmentos de Hérnia de Disco retirados por Endoscopia

Caso você tenha alguma indicação de cirurgia, ou tenha alguma dor recorrente por problemas da coluna e que não esteja satisfeito com a proposta de tratamento feito (cirúrgico ou não) e com os resultados obtidos até o momento, agende uma consulta aqui.


Teremos o maior prazer em sanar todas as suas dúvidas.

PRECISA DE UM ESPECIALISTA?

Melhore agora! Basta fazer um agendamento.

Bruno César Aprile - Doctoralia.com.br