Fraturas
As Fraturas são eventos muito dolorosos, que podem estar relacionados a resultados catastróficos.
A grosso modo existem dois grandes grupos de fratura, as relacionadas a traumas de alta energia – geralmente acidentes automobilísticos ou quedas de grandes alturas – e as relacionadas a traumas de baixa energia – normalmente presentes em pacientes com osteoporose ou com tumores na coluna, acontecendo em quedas simples, em casa, ou até ao sentar-se ou virar-se bruscamente na cama.

Fratura torácica com cifose importante.
Devido a grande complexidade dos inúmeros tipos de fratura e de tratamentos possíveis, é sempre ideal que o portador de uma destas lesões não demore mais do que poucos dias após a consulta inicial, para ser avaliado pelo especialista em coluna.
O risco maior destas fraturas é o de dano neurológico, pela proximidade dos fragmentos das vértebras fraturadas da medula e de outras estruturas nervosas, podendo levar a sequelas graves e muitas vezes irreversíveis. Além disso a deformidade causada pela fratura pode levar a dor crônica, se não for adequadamente tratada, no momento certo.
A maioria das fraturas sem comprometimento neurológico, e com deformidades menores, podem ser estabilizadas através da técnica cirúrgica de CIFOPLASTIA, mas muitas vezes quando há deformidade maior, ou compressão nervosa, fica indicado o tratamento de CIRURGIA CORRETIVA PARA FRATURAS DA COLUNA.
Na presença de algum desses sintomas após algum evento traumático ou não, procure imediatamente um especialista em coluna !!