Dr. Bruno César Aprile

cropped-LOGO-BCAPRETO.png

BLOG

Funcionamento da coluna

Com uma variedade de funções, entenda melhor o seu funcionamento.

Curvaturas normais da coluna

Composta por 3 estruturas principais, ela serve para proteger os nervos e dar sustentação ao corpo.

Vértebras

São os ossos da coluna, e tem características bem distintas, de acordo com o seu posicionamento na coluna; servem principalmente como blocos de sustentação e de proteção para as estruturas nervosas.

São o foco principal quando trata-se de fraturas da coluna, além de servir de ponto de fixação para a maioria dos implantes usados nas mais diversas cirurgias da coluna.

Disco Intervertebral

São estruturas altamente especializadas em amortecimento de impacto. Localizadas entre as vértebras, exercem esse papel de amortecimento recebendo até 80% do peso do corpo, sendo muito importantes para todas as atividades realizadas pelo nosso corpo, desde uma simples caminhada, até atividades de alto impacto.

Muito comentados pela sua doença mais famosa, a Hérnia de disco, os discos podem sofrer de diversas outras doenças como infecções, protrusões, fissuras, abaulamentos e outras, normalmente associadas com um quadro doloroso.

Facetas Articulares

São as articulações propriamente ditas da coluna; localizadas na parte posterior, são revestidas por cartilagem permitindo assim os movimentos livres e indolores de deslizamento articular, pelos quais podemos mover a coluna em praticamente todas as direções.
Especialmente acometidas pelo desgaste (Artrose) podem ser um ponto importante de origem da dor. Essa artose pode ser causada pelo envelhecimento natural ou por uma doença discal, levando a perda do amortecimento nessa região e sobrecarga das articulações.
As facetas também tem importante papel na presença de fraturas e nos escorregamentos da coluna.
De uma forma conjunta, estas três estruturas possibilitam ao mesmo tempo sustentação da cabeça e dos membros, ponto de apoio para a musculatura que mobiliza os membros, proteção para nossa medula e órgãos internos e fulcro de movimento multidirecional e segmentado, possibilitando uma combinação extremamente variada de movimentos.

PRECISA DE UM ESPECIALISTA?

Melhore agora! Basta fazer um agendamento.

Bruno César Aprile - Doctoralia.com.br