Malformações
As malformações da coluna originam-se por defeitos na formação ou na segmentação da coluna.
Hemivértebra Lombar.
De início ainda na vida intra-uterina, estas malformações muitas vezes podem passar despercebidas nos exames de pré-natal e nas primeiras avaliações da criança pelos pediatras, ficando mais evidentes conforme as crianças crescem.
Nas falhas de formação, partes importantes das estruturas da coluna, responsáveis pelo suporte, alinhamento e função da mesma, podem deixar de ser formadas, ou serem formadas incompletamente.
Nas falhas de segmentação, as células primitivas do bebê ainda no útero, que vão se multiplicando, se dividindo e se especializando nos mais diferentes tecidos do nosso corpo, por algum motivo não se dividem como deveriam, deixando de formar estruturas importantes, ou causando fusão entre estruturas que deviam ser separadas ao final da fase uterina.
Caso seja notada, ou haja suspeita de qualquer malformação da coluna, a criança deve ser prontamente avaliada por uma equipe especializada, pois estas alterações podem levar a deformidades graves e de rápida evolução, podendo levar a sequelas irreversíveis tanto a respeito da deformidade, como sequelas neurológicas.