Dr. Bruno César Aprile

cropped-LOGO-BCAPRETO.png

BLOG

Quais as vantagens da Endoscopia da Coluna

As cirurgias da coluna podem ser divididas em três grandes grupos:
Cirurgias de estabilização – normalmente utilizam-se de implantes e são indicadas para instabilidades, fraturas, tumores ou deformidades.
Cirurgias para controle da Dor – Utilizadas para minimizar processos dolorosos diversos, normalmente por degeneração (desgaste) da coluna.
Cirurgias descompressivas – Utilizadas para descomprimir nervos e outras estruturas nervosas; responsáveis pela dor irradiada (dor ciática ou braquial – nos braços e/ou pernas)

A Endoscopia da Coluna se enquadra nas duas últimas categorias, sendo um procedimento versátil, podendo ser utilizado para descompressão e/ou para controle da dor; e ainda associada a outras técnicas se for necessária alguma estabilização.
Mas quais as vantagens dessa técnica?

Fundamentalmente a cirurgia endoscópica realiza o mesmo tipo de descompressão dos nervos que uma cirurgia aberta, com a remoção de fragmentos de disco (hérnias discais) ou proeminências ósseas ou de outras estruturas que estejam comprimindo os nervos; mas consegue fazer isso de uma forma muito menos agressiva do que a cirurgia tradicional, causando menor lesão muscular no paciente.

Esta é a principal vantagem , pois a cirurgia causa muito menos dor e uma recuperação muito mais rápida, com alta do hospital no mesmo dia do procedimento.

Essa é uma imagem que exemplifica bem isso, enquanto na cirurgia aberta toda a musculatura tem que ser descolada da coluna para possibilitar a cirurgia, a Endoscopia é feita através dessa musculatura, que é dilatada por cânulas, e praticamente não sofre lesão, diminuindo o corte da cirurgia para algo entre 1,0 e 1,5cm ao invés dos habituais 4 a 8 cm na cirurgia aberta !!

Além disso a Endoscopia da Coluna possui muitas outras vantagens sobre outras técnicas que serão explicadas em outros textos, como menos dor pós-operatória, alta mais precoce e no mesmo dia da cirurgia, caminhando sem auxílio, menor sangramento, menor risco relacionado a anestesia (local) e várias outras.

Esta á um técnica que está em evolução constante, e já praticamente substituiu o tratamento das cirurgias tradicionais, abertas, para video-cirurgias, assim como ocorreu com a grande maioria das cirurgias abdominais, das cirurgias ortopédicas, torácicas e em parte até com as cirurgias do crânio.

PRECISA DE UM ESPECIALISTA?

Melhore agora! Basta fazer um agendamento.

Bruno César Aprile - Doctoralia.com.br